terça-feira, 25 de março de 2014

O Teorema Katherine, John Green

(foto da web)
O Teorema Katherine, nos apresenta a história de Colin Singleton, um ex-prodígio, nerd, complexo, viciado em anagramas, e fluente em 11 idiomas que após namorar dezenove Katherines, e todas, individualmente terminarem com ele, decide elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Imprevisibilidade das Katherines usando cálculos matemáticos com o intuito de antever o futuro. 

"É possível amar muito alguém (…) Mas o tamanho do seu amor por uma pessoa nunca vai ser páreo para o tamanho da saudade que você vai sentir dela."

"Não acho que nossos pedaços perdidos caibam mais dentro da gente depois que eles se perdem. Como a Katherine. Agora foi a minha ficha que caiu: se de alguma forma a tivesse de volta, ela não encheria o buraco que a perda dela deixou."

Literalmente arrasado, decide seguir os conselhos de seu melhor e único amigo, Hassan, garoto hilário, preguiçoso, mas verdadeiro, e cair na estrada com seu Rabecão de Satãn, nome dado ao seu carro, e é ao chegar em Gutshot, cidadezinha do interior do Tennessee que a vida de Colin vira praticamente ao avesso.

"Eu já fui mais engraçado. Meio que perdi a auto confiança."

Gutshot, reserva muitas surpresas para Colin, é lá que ele conhece Lindsey, uma garota diferente, fundamental na reviravolta que acontece em sua vida. Hassan não fica de fora, tendo também seus hábitos e, consequentemente, sua vida, mudada, depois que conhece Katrina e seus amigos. Mal sabem eles o quanto Gutshot os reserva.

"Qual o sentido de estar vivo se você nem ao menos tenta fazer algo extraordinário? Que estranho acreditar que Deus lhe deu a vida e, ao mesmo tempo, achar que a vida não espera de você nada mais que ficar vendo TV (…)"

Colin têm um sério problema de autoestima, e um certo medo de ser deixado para trás, de não fazer nada de extraordinário para o mundo, de não conseguir ser famoso, que é o seu grande sonho, e é devido à seus medos e falta de confiança que em certos momentos ele se torna simplesmente um crianção que reclama de tudo, chegando a ser irritante, mas, felizmente, nestes momentos podemos contar com Hassan, que diz umas grandes verdades a ele, fazendo-o notar que está sendo um grande babaca.

"Como alguém para de ter pânico de ser deixado para trás e acabar sozinho para sempre e não significar nada para o mundo?”

"Se pudessem me ver do jeito que eu me vejo, se pudessem viver em meus pensamentos, será que alguém, qualquer pessoa me amaria?"

O livro é escrito em terceira pessoa, de leitura rápida e fácil de compreender, é uma ótima dica para os amantes de best-seller. Já havia lido "A Culpa é das Estrelas" do John Green, e apesar de continuar a ser o meu livro favorito dele, não posso negar que "O Teorema Katherine " é mais uma prova do quão talentoso ele é. Logo, Green mais uma vez emociona, diverte e conquista com mais uma de suas grandes publicações.

"Eu não conseguia ouvir mais nada no mundo além de você. E, naquele momento, estava tão frio e tão silencioso… E eu te amava tanto. Agora está calor e muito quieto de novo. E eu ainda te amo tanto."

"Quero chorar, então devo estar chorando, mas é impossível dizer ao certo dentro d’água. E não estava. Estranhamente, estava deprimido demais para derramar lágrimas. Magoado demais. A sensação era de que Katherine havia roubado dele a parte que chorava."

(foto da web)

Nenhum comentário:

Postar um comentário