sábado, 13 de setembro de 2014

O Reino das Vozes que Não se Calam - Carolina Munhóz & Sophia Abrãao

Porque do alto é possível saber a verdade. Tudo que vem do céu é mais forte.


Nossa querida Guardiã e narradora desta história fascinante nos apresenta um livro que emociona e chega a tirar o fôlego do iníco ao fim. Escrito a quatro mãos por Carolina Munhóz e Sophia Abrahão, 'O Reino das Vozes que Não se Calam' é muito mais que um livro de literatura fantástica ao qual estamos habituados a conhecer. Este é um livro com a mente nas nuvens mas, que não tira os pés do chão. Onde o leitor é induzido a refletir fazendo questionamentos a si próprio sobre sua vida. E, suas maneiras de pensar e agir se assemelham tanto às dos personagens do livro como Sophie, Leo, Anna e/ou os demais que em diversos momentos pude sentir uma sensação, talvez considerada estranha por alguns, de está de fato vivendo aquilo junto aos personagens, ou no mínimo, assistindo de muito perto. 


Sophie é uma garota diferente que gostuma vê o mundo com um tom acinzentado, pálido e sem graça. Muito disso se deve ao bullying práticado pelos colegas da escola e consequentemente, sofrido pela garota que sempre sentia-se incompleta e não compreendida pelas pessoas a sua volta. Depois de descobrir-se ser a princesa e futura Rainha de um Reino em outra dimensão, ela tenta incansávelmente através de diversos metódos abandonar a sua vida de "humana" no plano terrestre de uma vez, para que assim possa finalmente ser feliz. E, é a partir desse ponto de vista da sua vida, outrora tão "normal" e agora tão complexa que ela se exclui cada vez mais do convívio social e de todos que a cercam, passando a viver literalmente pela metade, como se seu corpo estivesse ali mas, sua alma não. 

– Você não vai precisar de casaco. O dia está quente.
- A sala de cinema é fria.
- Depende da companhia.


Mas, o que ela não fazia ideia é que aquele perfeito paraíso por ela descoberto e para o qual era sugada enquanto dormia tinha muito para ensiná-la sobre sua vida na Terra e sua relação com as pessoas que a amavam incondicionalmente am ambas as dimensões. Os Tirus, seres mágicos habitantes do Reino desempenham um papel de extrema importância no desenrolar do enredo. São eles quem revelam esse outro lado da vida para Sophie, um lado mais colorido, alegre e mágico. Um lugar onde as pessoas podem se permitir sonhar com o inalcansável e onde o impossível parece questão de opinião. Uma dimensão encatandora que com suas muitas cores conquista o coração da garota. E, é claro, não poderia deixar de mencionar seu romance com Leo. Um garoto diferente, assim como ela, que a compreendia e estava sempre ao seu lado, sem exigir nada em troca. Apenas pelo simples prazer de estar em sua companhia, ainda que Sophie não fosse uma garota fácil de lidar, o que na minha opinião é o que mais fascina o Leo. Assim, ainda que com um histórico relativamente conturbado, o amor, sentimento recíproco e de uma pureza incontestável compartilhado por eles, mais uma vez prova que não há obstáculos que sejam grande o suficiente para separar um casal de jovens apaixonados.

- Somos apenas duas almas perdidas...

- Nadando num aquário.


A descoberta do Reino mágico pela Sophie, sua relação com os pais, seu relacionamento com o Leo, que é um tremendo fofo, sua amizade com Anna e, posteriomente Mônica, cada um desses detalhes têm algo maior a nos ensinar. De uma maneira especial e meticulosamente peculiar conseguem nos despertar sensações e até lembranças em algum momento esquecidas devido a correria dos nossos dia a dia. O que me leva a perceber o quanto de emoção e aprendizado 'O Reino das Vozes que Não se Calam' têm para oferecer aqueles que se deixarem ser seduzidos por esse Reino Mágico. Um lugar particularmente confortável, sedutor e que inspira liberdade. Um lar para os Tirus, incluindo você.
Eu - totalmente nervoso e sem graça - ao lado da fada, Carolina Munhóz


P.S. Metade desse post foi escrito por celular ainda dentro do ônibus a caminho do lançamento do mesmo, aqui em Recife. O livro me conquistou de um jeito que não me aguentava por esperar até a noite para resenhá-lo. 

Em outro post, contarei mais detalhes sobre o encontro de hoje com a Carol e o Raphael, pelo menos assim espero, se a faculdade deixar. 

Não deixem de acompanhar a literátura fanstástica que está cada vez mais ganhando espaço na vida e nas estantes dos jovens brasileiros.

Abraços..

Nenhum comentário:

Postar um comentário