segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Crônicas - Exercício inútil

Fala Sério, Meu! Que Danado Se Passa Na Cabeça de candidato a qualquer coisa em véspera de eleição? Será qu’ele pensa que se azucrinar o juízo do eleitor, o eleitor vota nele? Só vendo. Mas também pode ser vingança: “Como esses sacanas não querem votar em mim, vão ver o que é bom pra tosse”.

Essa semana, tava na cama depois do almoço, gripado, noite mal dormida, quando passou a porra do carro de som de um candidato por baixo do meu travesseiro. Passou, não. Parou. E ficou lá, repetindo nome e número do desgraçado, candidato a deputado estadual, um ilustre desconhecido (não conheço nenhum desconhecido ilustre, mas não sei por quê, quando a gente escreve “desconhecido”, o “ilustre” sempre se oferece para antecede-lo).
                
E as convenções partidárias, hein? Teve um pertinho daqui de casa no final de junho. Na redondeza, dezenas de hospitais (inclusive o da Restauração) e escolas, além de milhares de residências. “Vamos incomodar! Fogos! Muitos! De estouro, claro. Uma salva de 15 em 15 minutos, durante todo o dia. E quando o candidato chegar, no final da tarde, a apoteose: dez minutes de ininterrupto bombardeio.” E pra infernizar ainda mais a vida do bairro, “vamos estacionar centenas de ônibus nas cercanias. Nossa convenção será inesquecível.” E foi.
                
Como se vê, é fácil sacar o que se passa na cabeça dessa gente. Outro dia, dei-me à pachorra de contar o número de painéis de um mesmo candidato num trecho do canteiro central da Agamenon: 46. Isso, 46 painéis, um colado no outro. É ilegal. As pessoas tinham que descer a calçada e andar no leito da avenida. “E daí?”
                
Candidatos (e marqueteiros) repetem bobagens como se fossem verdades. Atribuem a Joseph Goebbels, ministro a propaganda de Hitler (como se vê, inspiram-se em gente de melhor qualidade), a seguinte frase: “De tanto repetir uma mentira, ela acaba se transformando em verdade.” Só que Goebbels nunca disse essa merda. E sim: “Uma grande mentira sempre tem certa credibilidade.” Portanto, podem repetir um milhão de vezes que borboleta é ave que ninguém vai acreditar. Todo mundo sabe que “borboleta só é ave na cabeça de mulher”, como diz o frevo de Capiba.
                
Daqui a 26 dias, acaba a propaganda eleitoral e o Recife volta à sonoplastia de sempre: carrocinhas e bicicletas vendendo CD pirata, locutores de lojas gritando nas calçadas, música ao vivo em bares localizados em bairros residenciais, caixas de som nas malas dos carros e carrocerias de picapes, alto-falantes em igrejas evangélicas e, claro, carro de som anunciando a mais nova porcaria que inaugurou ao lado da sua casa, com preços de lançamento.
                
Aproveite!

Joca Souza Leão

(2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário