quinta-feira, 15 de maio de 2014

Razão de Ser

Escrevo. E pronto.
Escrevo porque preciso,
preciso porque estou tonto.
Ninguém tem nada com isso.
Escrevo porque amanhece,
E as estrelas lá no céu
Lembram letras no papel,
Quando o poema me anoitece.
A aranha tece teias.
O peixe beija e morde o que vê.
Eu escrevo apenas.
Tem que ter por quê?


Paulo Leminski



Esse é um dos poema de Leminski que eu mais me identifico, porque fala da necessidade de escrever, seja uma crônica, um poema, um livro, não importa exatamente "o quê", escrever, assim como a música, a dança, o teatro, etc, é uma forma de expressar, de colocar para fora, em palavras, aquilo que sentimos, e este poema fala justamente sobre isso, que não é preciso que se tenha um "por quê", que escrever é nada mais que uma necessidade humana. 

Eu não poderia deixar de comentar sobre a exposição "Múltiplo Leminski", que está em exibição na Torre Malakoff, Recife, e como um pseudo amante de suas obras, eu me apaixonei ainda mais pelo seu acervo/legado, e é claro, recomendo a visita a exposição.

Um comentário:

  1. Amei o poema e a sua reflexão!!! Muito profundo. Me identifiquei bastante(amo escrever, dançar, cantar e etc).
    Se quiser dar uma passadinha pelo meu blog e conferir as ultimas postagens, vou ficar muito feliz :)
    http://chuvacobertaelivros.blogspot.com.br/2014/06/resenha-do-livro-princesa-adormecid.html#comment-form

    ResponderExcluir